Saiba o que fazer em caso de emergência veterinária

Em Caso de  emergência veterinária

A primeira  coisa que você  deve fazer  é  não entrar em pânico e saber aonde encontrar um serviço de emergência veterinária , tendo sempre em mãos o número do Médico Veterinário.


Por mais cuidadoso que você tem com  o seu animal , os acidentes acontecem com todo mundo. E geralmente ocorre  nas horas mais improváveis, 

E  as  emergências  mais rotineiras ainda são os casos de Atropelamentos, cortes acidentais, intoxicações, fraturas entre outros , Diante  de uma situação  emergencial  sempre que possível entrar em contato imediatamente  com  o veterinário  através do telefone,  para que ele oriente  a melhor conduta possível  frente a situação e também que ele já esteja preparado para chegada do animal na clinica.

A importância de saber como lidar com primeiros socorros nem sempre é obrigação, mas saber com quem contar é fundamental quando se trata da saúde do seu bichinho de estimação.



1)       Atropelamento de cães e gatos: o que fazer, passo a passo

Verifique se o cão ainda está vivo
O impacto pode causar a morte quase que instantaneamente! Observe se o abdômen e costelas ainda mexem, indicando a respiração. Alguns animais podem desmaiar com a pancada, então não entre em pânico! Mesmo que ele esteja inconsciente, 

Remova o cão ou gato para fora da área de perigo
Carregue o cão ou gato sempre na posição horizontal, para evitar algum dano maior à coluna, que pode ter sofrido com o impacto. Cachorros mais pesados ou de maior porte podem ser removidos com ajuda de uma maca, que você pode improvisar com uma tábua. Se possível, coloque o animal atropelado em um local aquecido. 

Observe possíveis sangramentos
Veja se existe a presença de sangue na boca, olhos, nariz e a extensão dos machucados no corpo. Essa informação será importante na hora de pedir as primeiras orientações ao veterinário. Sangramentos podem indicar desde uma fratura dos dentes ou graves hemorragias internas. Em caso de fraturas nos membros, não tente colocar o osso no local por conta própria: isso pode ser desastroso. 
Só realize procedimentos de primeiros socorros, como a massagem cardíaca e respiração "boca-focinho" se você tiver treinamento específico e tiver absoluta certeza do que está fazendo. Caso contrário, você pode levar uma mordida no rosto ou quebrar ou deslocar ossos frágeis durante a tentativa de reanimação.

Procure atendimento veterinário IMEDIATAMENTE! 


Quanto antes o animal for atendido e estabilizado, maiores serão as chances de recuperação!  Vale lembrar que é recomendável registrar um Boletim de Ocorrência na polícia nessas situações. Se o motorista fugir sem prestar socorro, lembre-se de anotar a placa! Providências legais podem ser tomadas posteriormente.



2. Cortes e feridas em cães e gatos

Objetos de pontas cortantes ou até mesmo uma brincadeira diferente pode resultar em um corte ou ferida em seu cão ou gato.
 
Se a ferida for grande ou em local onde há muita vascularização como nas pernas, ligue rapidamente para um médico veterinário enquanto se transporta o animal até o atendimento específico.

No caso de cortes menores, pressione uma gaze ou pano limpo no ferimento durante uns 3 minutos, que é o tempo em que o sangue costuma estancar.

Para feridas superficiais, onde pode-se ver nitidamente que o corte não é profundo e não há nada de mais grave, você pode fazer o curativo em casa, limpando o local com água e sabonete, passar um anti séptico e colocar uma gaze depois.

Quando for um corte profundo, não tente limpar ou medicar o animal, pois o que seria um tratamento simples e rápido pode se tornar um problema. Em todos os casos, você deve levá-lo ao médico veterinário imediatamente.

3. Envenenamento

Se o gato ou cachorro acabar ingerindo algum produto tóxico como pesticidas, água sanitária ou produtos diversos, pode ser que você leve dias até se dar conta da gravidade do quadro, pois os sinais clínicos variam de acordo com cada indivíduo ou pela quantidade de veneno que foi ingerido e pelo tempo de exposição ao princípio tóxico.

O importante, como sempre, é estar atento ao comportamento do animal, e observar suas atitudes. Salivação excessiva, olhos lacrimejantes, vômito e diarreia podem ser sinais de envenenamento.

Ao notar estes sinais ou se certificar de que o animal ingeriu alguma substância tóxica, ligue imediatamente para o médico veterinário e leve o animal até ele o mais rápido possível
Nunca tente medicar seu animal, pois na tentativa de salvar seu amigo você pode estar piorando o estado clínico dele. Se possível, leve a embalagem do produto com você, pois isto pode facilitar, ajudando o médico veterinário, na hora de decidir qual a melhor conduta clínica a ser adotada, no caso

4. Queimaduras

Caso o seu cão ou gato se queime em uma vasilha quente ou objeto, não cubra a ferida e não tente limpar a superfície, não coloque borra de café, pasta de dentes ou hidratantes pois todos estes
elementos só contaminam a ferida e pioram a recuperação do animal.

Após o ocorrido, ligue para o médico veterinário e encaminhe o mais rápido possível o animal até ele. Não coloque pomadas ou tente remover a pele queimada sozinho, pois isto pode prejudicar o ferimento.

Existem diversas outras situações em que os cães e gatos podem se envolver em acidentes, mas estas são as principais e em demais casos, ligue sempre ao seu médico veterinário. Aproveite para saber também como socorrer seu pet quando está engasgado e fique preparado para socorrer seus animais em qualquer situação.




E para terminar o assunto, vou deixar dois videos do Rogério Cury  que foi meu professor na época de faculdade e é autor vários  livros..










atendimento online

Definition List

Unordered List