Cães submetidos a passeios longos em horas quentes do dia, principalmente aqueles que não estão condicionados ou acostumados, podem começar a apresentar respiração rápida, hipersalivação, saliva espessa, mucosas de coloração vermelho escura (cor de tijolo), tremores musculares, vômitos, diarreia, falta de coordenação motora (andar cambaleante) e até perda de consciência, desmaios e convulsões. Fique atento a esses sintomas.

Esses sinais também podem ocorrer com gatos que estiverem viajando em carros sem ar-condicionado, ou fechados em locais quentes, sem ventilação, como caixas de transportes, etc.
Os animais sentem o calor da mesma forma que nós, mas especialmente os cães e gatos não possuem glândulas sudoríparas espalhadas pelo corpo, somente algumas glândulas nas regiões dos coxins (almofadas das patas) e nas narinas. Portanto, trocam calor com o ambiente principalmente através da ofegação.
Em dias muito quentes, nem sempre conseguem fazer uma troca satisfatória, principalmente se estiverem sob exercício intenso e se estiverem em um local muito quente, como um carro fechado sob o sol do meio dia, uma casinha exposta ao sol sem proteção, animais presos a correntes sem poderem buscar uma proteção.

Muitos cães que saem para passear nas horas mais quentes do dia acabam ficando exauridos mais rapidamente que o normal, e se o seu responsável não perceber os primeiros sintomas do aumento da temperatura corpórea, esses animais podem desenvolver a chamada Hipertermia Fatal ou "Heat Stroke".
Primeiros socorros

transporte os animais em carros climatizados e NUNCA os deixe em carros fechados
Evite exercícios rigorosos ou caminhadas longas em dias quentes e opte sempre por caminhar em áreas com sombra e nunca em áreas com sol direto, pois o chão pode estar muito quente e causar queimaduras nas patas.
Ofereça sempre água fresca ao longo do trajeto e não se esqueça de ficar atento a qualquer desses sinais, principalmente em animais chamados braquicefálicos, como os bulldogs, pugs e boxers, que são mais predispostos à apresentar a hipertermia, pois têm maior dificuldade de perderem calor por meio da ofegação.
E para finalizar, sempre evitar de sair com o
seu animal nos horários em que a temperatura estiver alta, se não tiver como
evitar sempre sair com o ar condicionado
do carro ligado , em caso de animais
que vão de taxi dog para o Banho e tosa
observar se o carro possui ventilação adequada pois esses transporte são
feitas em Fiorinos ( que são aqueles carros Furgões, que não
possuem ventilação) e ainda o o animal chega a ficar mais de 45 minutos
dentro da caixinha de transporte no interior do furgão ate o taxi dog fazer
todo o itinerário programado.
O ideal é evitar esses horários de pico de
calor, sempre que possível marcando/remarcando os horários de vacina/ banho (principalmente
se for filhotes) para horário que o calor não esteja tão forte.
®Doutor dos Animais
Dr. Roque Antônio de Almeida Junior Médico Veterinário